segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Não Entre na Cabana!





O livro "The Shack" traduzido como "A Cabana", de William Paul Young, já vendeu mais de  10 milhões de cópias e já foi traduzido para mais de trinta línguas, alcançando um sucesso extraordinário. O livro tem feito sucesso tanto no meio cristão como no meio secular, ao falar da experiência que o personagem principal do livro "Mack" tem com Deus em uma "Cabana", onde sua filha foi assassinada. Até aí tudo bem, o problema é que o livro desconstrói toda  a ideia da Trindade revelada na Bíblia que é a nossa única fonte de verdade Há uma extensa confusão teológica para desbaratar aí, mas é suficiente dizer que a igreja cristã tem lutado por séculos para ter um entendimento fiel da Trindade para evitar exatamente esse tipo de confusão – um entendimento que põe em risco a própria fé cristã. Na cabana, “Mack” se encontra com a divina Trindade: “Papa”, uma mulher afro-americana; Jesus, um carpinteiro judeu; e “Sarayu”, uma mulher asiática revelada como sendo o Espírito Santo. O livro é na maior parte uma série de diálogos entre Mack, Papa, Jesus e Sarayu. Essas conversas revelam um Deus bem diferente do Deus da Bíblia. “Papa” é alguém que nunca faz algum julgamento e parece muito determinado em afirmar que toda a humanidade já foi redimida.
"A resposta não é banir A Cabana ou tirá-lo das mãos dos leitores. Não devemos temer livros – devemos lê-los para respondê-los. Precisamos desesperadamente de uma restauração teológica que só pode vir através da prática do discernimento bíblico. Isso requer de nós identificarmos os perigos doutrinários de A Cabana, para termos certeza. Mas nossa tarefa verdadeira é reaproximar os evangélicos dos ensinos da Bíblia sobre essas questões e cultivar um rearmamento doutrinário dos cristãos."


A Cabana é um alarme para o cristianismo evangélico. É o que dizem afirmações como as de Timothy Beal. A popularidade desse livro entre os evangélicos só pode ser explicada pela falta de conhecimento teológico básico entre nós – uma falha no próprio entendimento do Evangelho de Cristo. A perda trágica da arte do discernimento bíblico deve ser assumida como uma perda desastrosa de conhecimento bíblico. Discernimento não consegue sobreviver sem doutrina.


Se você não tem conhecimento da palavra de Deus, se você não tem um discernimento da palavra de Deus, você pode se deixar levar para as heresias deste livro. Concerteza este não é um livro recomendável para um cristão ler!


Mark Driscoll fala sobre "A Cabana"





Fonte: Voltemos ao Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...